A importância da Educação Infantil

A Educação Infantil corresponde à Educação dispensada desde o nascimento até os seis anos de idade, aproximadamente. Considerada como etapa essencial, é ela que dá os fundamentos primordiais ao desenvolvimento da criança. Como fase inicial dentro de uma dimensão de permanente suporte em todas as etapas da vida do homem, a Educação Infantil torna-se muito importante para o desenvolvimento coordenado nos planos físico, psíquico, cognitivo e social da criança.

A Educação Infantil oportuniza situações em que a criança “amplia” os seus conhecimentos, desenvolve a consciência da própria capacidade de aprender, o gosto pela investigação e pela descoberta, a capacidade de escolha, o espírito crítico, o pensamento, a expressão individual e coletiva, por meio das mais diversas formas, registrando-se, inclusive, sua introdução no processo de descoberta e utilização da linguagem escrita. Ao ingressar na escola, a criança transpõe o limiar da família e passa a conviver com pessoas de sua idade, descobrindo, à sua maneira, novos valores, novas experiências, com as quais passa a compactuar.

A socialização da criança lhe dá confiança e melhores condições de adaptabilidade e rendimento intelectual. As atividades que programamos na Educação Infantil não perdem de vista as necessidades e os interesses das crianças; sempre ávidas para explorar, experimentar, colecionar, perguntar e aprender.

Adaptação:

É promovida das 7h30min às 9h30min ou das 13h30min às 15h30min, conforme o turno de aulas, na primeira semana em que a criança começa a frequentar a escola, saindo após o recreio. O período varia de acordo com cada criança. Desta forma solicitamos que um responsável acompanhe este período, que será de duas horas de duração, na entrada do aluno.