ENSINO MÉDIO

1ª Série do Ensino Médio – Pré-Vestibular:

      De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, nosso curso, para este segmento, respeitará sempre os princípios da interdisciplinaridade e da contextualização, preparando o aluno para ser avaliado – além dos conteúdos básicos das diferentes áreas – nas principais competências e habilidades.

      O aluno do Ensino Médio do Tamandaré é preparado, a primeira série, para obter os melhores resultados do ENEM.  Considerando-se a importância que a avaliação do ENEM tem hoje para os diversos concursos de acesso às Universidades Públicas, nossa Instituição antecipa-se, mais uma vez, e inicia mais um trabalho de ponta e de excelência, visando a aprovação geral de seus alunos na 3ª série do Ensino Médio.

      Todos sabemos que em Educação não há milagres. Os resultados são obtidos como fruto de muito trabalho, dedicação e competência de alunos, pais, professores e coordenadores.

Vencem os que melhor se preparam!

      A excelência do trabalho pedagógico desenvolvido nesta turma é definida pelo material didático utilizado de altíssimo nível.

      Adotamos carga horária diferenciada e o Sistema de Avaliação Constante, onde o aluno é avaliado, em média, duas vezes por semana, durante todo o período letivo. A adoção dessa prática facilita a apreensão do conhecimento por não permitir o acúmulo de conteúdos a serem estudados às vésperas das provas.

      O objetivo de nossa Instituição para as turmas de primeiro ano do Ensino Médio é que os alunos sejam conscientizados de que estarão se preparando para os concursos vestibulares que serão realizados três anos após, buscando, com dedicação e afinco, APROVAÇÃO!

      A prova do ENEM é composta de 180 questões, divididas em duas etapas distintas e o exame específico da UERJ, de 30 questões. Com o intuito de colaborar com a adaptação dos alunos ao novo modelo, dividiremos, nesta turma, as avaliações entre “1º semestre” e “2º semestre”, conforme descrito abaixo:

  • • Provas semanais discursivas, como o exame específico da UERJ, com 20 questões no 1º semestre e 30 questões no 2º semestre, com 8 minutos para solução de cada questão.
  • • Testes de Aptidão em concursos (TACs) bimestrais totalmente objetivos, como a prova do ENEM, com 30 questões no 1º semestre e 45 questões no 2º semestre, com 4 minutos para a solução de cada questão.
O Tamandaré prepara você para qualquer batalha!

1ª Série do Ensino Médio – Pré-Militar:

      Para os alunos que cursaram o 9º ano preparatório no Tamandaré ou em outras escolas, àqueles que não foram aprovados nos diversos concursos ou que, aprovados, não obtiveram a necessária classificação ou ainda que, embora preparados, não tinham a idade necessária para prestarem os concursos, nossa Instituição, ciente do nível educacional em que se encontra cada um desses alunos, desenvolveu um projeto único e específico para a primeira série do Ensino Médio: a turma 1010, que visa a preparação para o Colégio Naval, para a EPCAr e, mais adiante, para a AFA, EFOMM e Escola Naval, além dos vestibulares e das escolas técnicas.        

      A carga horária é diferenciada, em que Matemática e Língua Portuguesa são os principais destaques. O resultado desse intenso trabalho, como não poderia deixar de ser é APROVAÇÃO GERAL NOS CONCURSOS ÀS ESCOLAS TÉCNICAS E MILITARES.

      Somente poderão ser admitidos novos alunos nessa turma após aprovação em processo seletivo, conforme o edital do Bolsão.

2ª Série do Ensino Médio – Pré-Vestibular:

      Objetivamos, nesta turma, antecipar os conteúdos do Ensino Médio para que os alunos, no ano seguinte, ao se matricularem na turma do de 3ª série do Ensino Médio, tenham toda a sua jornada de trabalho educativo voltada para os concursos que enfrentarão, em busca de uma ambicionada vaga nas Universidades Públicas.

      Os alunos são preparados para o vestibular desde o primeiro dia de aulas pois trabalhamos, durante todo o ano letivo, na escola e em casa, questões das provas anteriores dos principais vestibulares. Para as turmas de 2ª série, as provas bimestrais farão uma aproximação considerável dos principais vestibulares, da seguinte forma:

  • • Provas semanais discursivas, como o exame específico da UERJ, com 30 questões e 8 minutos para a solução de cada questão.
  • • Testes de Aptidão em concursos (TACs) bimestrais totalmente objetivos, como a provado ENEM, com 90 questões e 3,5 minutos para a solução de cada questão.”
LUIZ-HENRIQUE-HADDAD-top-epcar-cnaval

3ª Série do Ensino Médio – Pré-Vestibular:

      Para as turmas de 3ª série, que farão o teste do ENEM ao final do ano, as provas bimestrais representarão, fielmente, uma simulação do exame de classificação, em que o aluno terá apenas três minutos para resolver cada uma das questões, assim como exatamente o tempo proposto pelo exame específico da UERJ.

  • • Provas semanais discursivas, como o exame específico da UERJ, com 30 questões e 8 minutos para a solução de cada questão.
  • • Testes de Aptidão em concursos (TACs) bimestrais totalmente objetivos, como a prova do ENEM, com 90 questões e 3 minutos para a solução de cada questão.”

      Independente desse trabalho com foco no ENEM, nosso aluno participa de exames simulados, tem carga horária diferenciada, com aulas pela manhã e pode participar, opcionalmente, do curso complementar, à tarde, além dos projetos específicos, que lhe é oferecido,  para a UERJ, UFF, UNIRIO e UFRJ.

Carolina-Ribeiro-Veras-conceito-A-uerj