A HISTÓRIA

      O Instituto Tamandaré é uma Instituição Educacional séria, com ensino de qualidade conhecida em todo o Brasil.

      Fundada em 1940, com sua sede inicial na Rua Florianópolis, nº 1.610, Praça Seca, foi constrangida a se mudar para a Estr. Rodrigues Caldas, nº 2.353, onde há uma unidade até hoje, em face da violência exacerbada na região.

      Atende, basicamente, alunos oriundos da classe média, preparando-os para os concursos de acesso às Escolas Militares e Técnicas, além dos Vestibulares. Isto fazendo com muito sucesso!

      Desde a sua fundação, transformou a vida de milhares de jovens e, consequentemente, de suas famílias, especialmente as de baixo nível financeiro, uma vez que os alunos, por meio dos diversos concursos de acesso, denominados BOLSÕES, podem obter descontos de até 100% (cem por cento) nas prestações mensais.

      O Tamandaré tem como objetivo primordial a transformação da sociedade, buscando que esta seja mais justa e equânime, em que os valores morais sobreponham-se aos materiais. Para tanto, busca educar seus alunos para que sejam críticos, conscientes e independentes.

      Seu diretor atual, Prof. Antonio Pinto de Souza, é educador por vocação, uma vez que teve como pai e mãe uma escola: o Orfanato Antoninho da Rocha Marmo, em Niterói, onde esteve dos sete aos onze anos, em regime de internato. Claro, aprendeu como poucos, a importância da educação na vida das crianças.

Ensino de qualidade presente em muitas gerações.

METODOLOGIA DE ENSINO

………

       O Colégio-Curso Tamandaré e o Instituto Tamandaré trabalham com diversos métodos que, combinados, constroem sua metodologia de ensino, preservando os pontos fortes do ensino tradicional. Aqui, cada aluno é visto de forma individual, com sua personalidade respeitada e seu desenvolvimento acompanhado no processo ensino-aprendizagem.

……..Os alunos do Tamandaré trabalham as dificílimas questões de concursos, desde o 5º ano do Ensino Fundamental ao Vestibular, sendo avaliados nestas questões por simulados bimestrais, aos sábados. São avaliados, em média, duas vezes por semana, durante todo o período letivo, por meio do Sistema de Avaliação Constante. A adoção desta prática facilita a apreensão do conhecimento, por não permitir acúmulo do conteúdo programático.

……..O Colégio-Curso Tamandaré e o Instituto Tamandaré, utilizando-se das várias possibilidades de que dispõe a Educação e de seus privilegiadíssimos e raros espaços físicos, com suas quadras de esportes e pátios cobertos, criam para os alunos um ambiente agradável, onde cada um é incentivado a participar efetivamente de seu próprio crescimento. 

As aulas são complementadas por cursos, palestras, excursões, vídeos, competições esportivas e, principalmente, com debates sobre o cotidiano, retratado por meio da mídia impressa e televisionada.

……..À disposição dos alunos, ainda, em casa, ofertamos o Ambiente Virtual de Aprendizagem (A.V.A.), uma plataforma com vídeoaulas, exercícios, simulados e jogos interativos dos principais conteúdos vistos ao longo das aulas e a realização destas atividades proporcionam aos alunos, bimestralmente, pontuações adicionais!

……..O Colégio-Curso Tamandaré e o Instituto Tamandaré, representam o que há de melhor em Educação tradicional, com Ensino de qualidade, conhecido em todo o Brasil, sem deixarem de ser uma “escola irada”, como é a definição de seus alunos.

O Colégio-Curso Tamandaré oferece aos seus alunos um ensino de excepcional qualidade, proporcionando-lhes a autoconfiança necessária para a conquista de objetivos maiores em suas vidas, sempre em busca de uma sociedade mais equânime, onde os valores morais sobrepõem-se aos materiais.

……..Nosso sistema de avaliação tem como objetivo primordial conscientizar  aluno quanto à necessidade de estudar frequentemente. Desta forma, adotamos o SISTEMA DE AVALIAÇÃO CONSTANTE para todas as turmas a partir do Ensino Fundamental. O aluno é avaliado, em média, duas vezes por semana, durante todo o período letivo. A adoção desta prática facilita a apreensão do conhecimento por não permitir o acúmulo do conteúdo pedagógico.

……..Por outro lado, visando sempre à valorização das aulas diárias e ao trabalho pedagógico que envolve nossa proposta de busca constante pela excelência, definimos, antecipadamente, os critérios para elaboração das nossas provas do Ensino Fundamental. Cada uma das avaliações, exceto Matemática, é composta por 12 (doze) questões. Entre elas, 4 (quatro) estão definidas desde já:

a) Uma questão será extraída dos exercícios domiciliares propostos;
b) uma questão será extraída dos exercícios realizados em sala de aula;
c) uma questão deverá, obrigatoriamente, ser extraída do material didático;
d) uma questão será selecionada, entre as 12 (doze) da prova anterior, privilegiando-se a que tiver maior incidência de erros entre os alunos da turma.

 ……..Desta forma, estimulamos nossos alunos a participarem das aulas com mais atenção, a empenharem-se na realização das tarefas de casa, a estarem atentos aos exercícios constantes no material didático e, finalmente, os incentivamos a corrigir rumos dando-lhes a oportunidade de vencer uma barreira que, no momento anterior, aparentou ser de difícil transposição.

 Afinal, se o aluno estuda apenas para as provas, temos provas constantemente!

NOSSOS OBJETIVOS

………

……..Proporcionar aos educandos a formação necessária ao desenvolvimento de suas potencialidades como elemento de autorealização, qualificação para o trabalho e preparo para o exercício consciente da cidadania. Para tanto, visamos a incorporar na personalidade dos nossos alunos, importantes qualidades como:

• Senso crítico;
• Capacidade de refletir, pensar e observar;
• Capacidade de perceber, respeitar a si mesmo e ao outro.

……..Sempre debaixo do sopro da camaradagem, das atitudes leais e do calor humano, nossas turmas devem ser estimuladas à competição, para que o aluno, dependendo de seu nível de escolaridade, possa enfrentar os concursos de admissão às Escolas Técnicas, Militares e Vestibulares, sem estar fragilizado pelo afunilamento, cada vez maior, das vagas. Nosso aluno deverá ter prazer em competir, pois competirá por toda a vida na sociedade.

……..O Colégio-Curso Tamandaré e o Instituto Tamandaré oferecem aos seus alunos um ensino de excepcional qualidade, proporcionando-lhes a autoconfiança necessária para a conquista de seus objetivos, sempre em busca de uma sociedade mais equânime, em que os valores morais sobreponham-se aos materiais.

……..O Instituto Tamandaré é uma Instituição de Ensino baseada na realidade brasileira, visando a ensinar ao aluno conhecimentos exatos e humanísticos, essencialmente úteis e não ornamentais, cultivando nele, paralelamente, o conceito mais apurado de cidadania.

……..Estes ensinamentos deverão abranger os conhecimentos da vida humana.
Pretendemos motivar o aluno, satisfazendo suas atividades vitais como criar, expressar-se, comunicar-se, viver em grupo, ter sucesso, agir, organizar-se, descobrir. A utilização de nosso espaço físico, raro e invejável, facilita sobremaneira nosso trabalho neste campo.
Nossa proposta pedagógica se propõe a servir para a vida, a dar chances de uma verdadeira aprendizagem, buscando a transformação social.

……..Visamos ao aprimoramento da pessoa e da sociedade a que ela pertence, onde deverá ter participação efetiva, crítica e consciente.

……..Visamos ao desenvolvimento de atitudes e ao domínio dos métodos que deverão levar o aluno ao aprendizado contínuo muito mais abrangente do que a assimilação pura e simples de conteúdos.
Visamos proporcionar ao aluno assimilação sistemática da cultura e sua integração gradual na sociedade, esta compreendendo a família e os fatores políticos, econômicos e culturais que a envolvem, sempre com atitudes críticas e criativas.

Visamos a colaborar, diretamente de mãos dadas com a família, com todo o nosso ideal de Educação para fazer de nosso aluno um Ser Humano feliz.