Tema Central:

“A importância da educação na redução das desigualdades sociais”

……..É nosso objetivo a formação de uma sociedade mais justa e equânime, em que os valores morais sobreponham-se aos materiais. Para tanto, precisamos educar nossos alunos para que sejam críticos, conscientes e, principalmente, independentes.

……..Entretanto, no mundo moderno, globalizado, a mídia exerce um fascínio muito grande; a informação, impregnada de juízo de valor, é constante. Nosso aluno, desta forma, precisa – ao longo do processo educativo – pensar e ser crítico; receber mensagens e decifrá-las por sua própria talante.

Precisamos educar nossos alunos para que sejam críticos, conscientes e, principalmente, independentes.

        Com este objetivo, a cada ano letivo, trabalhamos um Projeto Pedagógico específico que é dividido em temas norteadores. Estes temas, divididos entre os quatro bimestres, são selecionados levando-se em consideração as relações estabelecidas entre nossos alunos, o mundo em que vivem e os relacionamentos interpessoais que os cercam.

…….Nos últimos anos trabalhamos, paralelamente ao processo instrucional, o aspecto político norteador dos sonhos e medos que abalam a classe média brasileira. Assim, em 2009, nossos alunos discutiram, bimestre por bimestre, “Os desafios da classe média para a próxima década”.

Não poderíamos imaginar que o quadro poderia piorar tanto. E PIOROU!!!

       Na ocasião, descobriram que nossos governantes gostam de distribuir direitos e privilégios mas, ao final, quem paga é a classe média, que fica com as obrigações. Este ano, como não poderia deixar de ser, após assistirmos a imprensa representando a opinião pública na luta diária contra a corrupção instalada no país e após comprovarmos tantos desmandos, tanta desonestidade e tanta incompetência de nossos dirigentes, adotamos um projeto que levará nossos alunos aos supermercados, às farmácias e drogarias e às empresas privadas, onde poderão constatar o peso, em nossos bolsos, desses desmandos, dessa incompetência e de tanta corrupção, por meio de impostos elevadíssimos.

……..Em 2010, nossos alunos descobriram que “O BRASIL ESTÁ MUITO ALÉM DO SAMBA E DO FUTEBOL”, quando estudaram a evolução do país, suas belezas e suas riquezas naturais, a pluralidade cultural, seus gênios, suas empresas multinacionais, e suas realizações econômicas e sociais.

……..Em 2011, como o tema central escolhido foi: “BRASIL, PASSADO, PRESENTE E FUTURO”, viajaram pelo Descobrimento, pela Independência Política, pelas Lutas Internas, pelos principais Ciclos Econômicos e Políticos até chegarem ao Brasil de hoje, um país independente, política e economicamente, pujante, com destaque entre os principais líderes mundiais.

……..Em 2012, para sermos coerentes com a Proposta Pedagógica da Instituição, selecionamos como tema central: “CORRUPÇÃO, ORIGEM, EVOLUÇÃO E MALEFÍCIOS.”

Foi um trabalho lindo, com material farto, e nem imaginávamos o que ocorreria nesses últimos anos!!!

       Nossos alunos fizeram um passeio de um ano por este tema, lamentavelmente tão atual. Investigaram as origens do processo, sua implantação pela Coroa Portuguesa no Brasil, a evolução com o “jeitinho brasileiro” e seus malefícios, entre eles, “a Lei dos espertos”, que nos induz a levar vantagem em tudo !

       Ao final de 2012 vivenciamos o engajamento da imprensa na defesa dos interesses de todo cidadão de bem deste país, no julgamento histórico, pelo STF, dos envolvidos no episódio denominado de “mensalão.” E assim tem sido, nos últimos anos: a imprensa representando a opinião pública em defesa da democracia.

       Desta forma, em 2013, nossos alunos tiveram o privilégio de viajar pela história da imprensa brasileira. Desde seu nascimento até os dias atuais, passando pelas turbulências provocadas pelos regimes ditatoriais que foram tão comuns, no Brasil, neste último século. Selecionamos como Projeto Político Pedagógico para esse ano, “A IMPORTÂNCIA DA IMPRENSA NA DEMOCRACIA BRASILEIRA“.

Foi, certamente, uma “viagem” emocionante.

       Em 2014, coerentes com todo o histórico de nossa proposta pedagógica e objetivando aproveitar o clima de festa que foi instalado no país, sede da Copa do Mundo de 2014, não poderíamos deixar de estudar, com todos os nossos alunos, “A IMPORTÂNCIA DO FUTEBOL, NO BRASIL E NO MUNDO“.

……..Em 2015, depois de muita discussão entre os membros da equipe pedagógica, elegemos como tema: “O COMPORTAMENTO SOCIAL DO CARIOCA.” Discutimos a cultura do eu, sempre em primeiro lugar, os motivos da fama de levar vantagem em tudo, da inexistência do outro em qualquer relacionamento, o uso indiscriminado de celulares e smartphones, em qualquer local, o palavrão, a falta de compreensão ecológica, o descuido com a educação e a falta de limpeza nas ruas, no trabalho, nas escolas e no trânsito. Além, é claro, da falta de conhecimento do que é e para que serve a política. Entendemos os motivos que levaram o Walt Disney a criar o personagem “Zé Carioca”. Discutimos, ainda mais, a guerra contra o capital e o endeusamento de políticas marxistas e antiamericanas.

……..Em 2016, fizemos um passeio por toda a história da humanidade, trabalhando durante todo o ano letivo, seus feitos e conquistas até este século em que vivemos pois, afinal, ASSIM CAMINHA A HUMANIDADE!

……..Em 2017, aproveitamos o aprendizado adquirido com o projeto de 2015, trabalhamos à exaustão “A IMPORTÂNCIA DO OUTRO EM NOSSAS VIDAS” e assim descobrimos que na maioria das vezes esquecemo-nos que o outro existe!

……..Para 2018 selecionamos como tema central: “Os custos do Estado brasileiro para a classe média”. Nossos alunos aprenderam que o Estado do Rio, em especial, deve hoje, três vezes a sua receita anual e que nós, as vítimas, pagaremos esse débito por muitos anos ainda, por meio de impostos cada vez mais extorsivos. Nossos alunos aprenderam, como vítimas, que deveremos ser os primeiros a dar um basta nisso tudo por meio do voto consciente. Nossos alunos descobriram como, porque e quanto pagamos de impostos para manter o ESTADO BRASILEIRO, cada vez mais pesado e inoperante.

……..Em 2019, conscientes da importância da Educação na formação de uma sociedade, trabalharemos com nossos alunos “A importância da educação na redução das desigualdades sociais”.Muito se fala sobre as desigualdades no Brasil, mas, efetivamente, pouco se faz em homenagem à Educação. Assim sendo, são somente discursos sem resultados práticos. Imagine as crianças de nossas “favelas”, que são verdadeiros guetos, estudando nas melhores escolas públicas do País, e de lá saindo, por mérito próprio, para as melhores universidades.

Sim, será o fim da miséria, o fim dos guetos. Bem simples !!!

VENHA CONOSCO !

       Surpreenda-se com o trabalho lindo que serão capazes de realizar em todas as nossas festas, nas Feiras e, especialmente, na Festa de encerramento, com todo o conhecimento adquirido durante o ano letivo de 2019, paralelamente ao processo instrucional, tendo como tema central o Projeto Político Pedagógico adotado.

Participe !

       Sua presença, em todos os eventos, é fundamental para a felicidade de seus filhos e o brilhantismo de nossos alunos.

RECREIO

Estrada dos Bandeirantes, 12.999
Recreio – RJ, 22783-117

Tel.: (21) 2148-6787 | 2148-6796 | 2148-6810

PEDRO CORRÊA

Rua Leonardo Vilas Boas, 350
Pedro Corrêa – RJ, 22775-150

Tel.: (21) 2441-3951 / 2441-3972 / 3329-7687

TAQUARA

Estrada Rodrigues Caldas, 2353, Largo do Remi.
(Próximo à estação Outeiro Santo do BRT/ Transolímpica)

Tel.: (21) 2446-0654 / 3392-5120

PECHINCHA

Rua Maença, 61.

Tel.: (21) 2425-5551 / 2424-2061

Bangu

Av. Cônego de Vasconcelos, 82
(Calçadão de Bangu)

Tel.: (21) 3331-2973 / 3463-8400